quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Gestão do Conhecimento


Conseguir mapear e detalhar todos os processos e procedimentos realizados dentro das organizações é praticamente impossível. Principalmente quando levamos em conta que as pessoas fazem, e são parte integrante desses processos.

Muitas empresas se viram de causas curtas, quando uma geração de profissionais se aposentou, levando consigo as informações pertinentes aos seus processos(processo produtivo, administrativo...) e quais os procedimentos a serem tomados em determinadas situações, mesmo que isso estivesse documentado por exemplo num manual.

Essa informação, ou conhecimento, que é de vital importância para vida da organização, hoje vem sendo colhida e cultivada através da gestão do conhecimento. Ela trás ferramentas que dão suporte a como adquirir as informações e como passá-las para frente.
Completando:

Hoje em dia, o mundo globalizado nos oferece milhares informações divulgadas e acessiveis através de diversos meios. Ter controle, facilidade de acesso e manter um gerenciamento integrado sobre essas informações passou a ser um diferencial para que se possa atingir objetivos desejados e atualmente, gerenciar as informações passou a não ser mais suficiente, e de uma maneira integrada e relacionada, passou-se a falar de gerenciamento ou Gestão do conhecimento. Entende-se por conhecimento a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar, de modo que a informação possa ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões. Sabendo como o meio reage às informações, pode-se antever as mudanças e se posicionar de forma a obter vantagens e ser bem sucedido nos objetivos a que se propõe.

Em uma definição resumida pode-se dizer que Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.

Nenhum comentário: